domingo, 25 de janeiro de 2009

Dez dias que mudaram nosso mundo



De acordo com as previsões iniciais, hoje (25/1) seria o dia em que Bernardo chegaria entre nós. Mas, na natureza, pouco - ou quase nada - acontece de forma cartesiana. Assim, o dia 25 acabou sendo o dia do segundo nascimento do nosso rubro-negro. Quis Deus que, às 8h09min do dia 16, o irmão do Paulo Henrique, da Beatriz e da Alice saísse de seu retiro intrauterino de 37 semanas. Chegou pelas habilíssimas mãos da equipe comandada pelo Dr. Salvador, que já trouxera Alice ao mundo, e foi entregue, tão logo deixou o ventre, às já por nós tão familiares e igualmente competentes mãos do Dr. Leopoldo Arraes - pediatra de Ph, Bibi e Alice. Pesou quase 3 kg (2,945 kg) e mediu 49 cm de altura.
Tudo ia bem até que, ainda no berçário, o santo Dr. Leopoldo percebeu uma agitação, um desconforto respiratório, no nosso herói. Começava ali a saga do guerreiro e, para nós, a inédita e assustadora experiência de entrar na UTI NeoNatal. O primeiro impacto é quase fulminante: choramos todos, eu, Nanda, vovó Irene, vovó Cecília... A imagem de Bê com o Cepape, a sonda nasogástrica, o soro na delicada veia, e o ruído dos alertas dos vários aparelhos que o monitoravam não sairão, jamais, de nossa memória.
Assim como a solidariedade dos pais das outras crianças internadas e a extraordinária competência da equipe do Ceperj e da Physiocare. Médicos, enfermeiras, fisioterapeutas, técnicas de enfermagem, todos, enfim, tornaram o calvário imprevisto muito mais tolerável, e, desde o primeiro momento, nos deram a certeza de que Bernando estava em ótimas mãos.
Os primeiros amigos de nosso filho são o Lucas, o Enzo, a Valentina, o Guilherme, o David e a Luiza, guerreiros, como ele, desde as primeiras horas de vida. É incrível a vontade desta turminha de viver, assim como o é a fé inabalável de seus pais de que seu restabelecimento virá.
Aos poucos, começamos a nos familiarizar com aquele universo. Pais que se prezam não desgrudam dos monitores. Fui batizado, inclusive, "papai-monitor", já que, por vários dias, não sosseguei diante de cada alarmezinho que soava - até me certificar de que qualquer mudança nos batimentos ou no saturação poderia ser causada por uma simples mexida do bebê, foi um sufoco!
Outro que mereceu codinome foi o Julio, pai do Lucas, apelidado "papai-resíduo", sempre a perguntar se saíra algum do estômago do filhote.
Aprendemos, também, que havia todo um rito de passagem - ou saída - dentro da UTI: primeiro, o berço com monitores; dali, mediante melhoras no quadro clínico, rumo à incubadora; e, por fim, glória das glórias, a ida para o berçinho, sinal da alta iminente. Foi assim com o Enzo e a Larissa.
Cada vitória, por menor que aparentasse, foi comemorada com muita emoção por todos os que participaram desses dez dias que mudaram nossas vidas: "a saturação está em 21%", "ele não tem mais resíduo", "vamos tirar o soro", "é hora do leite via sonda", "mamãe, pode dar o peito pra ele", até o apogeu - "ele terá alta amanhã".
Assim como já acontecera com seus irmãos, Bernardo logo mostrou a que vinha: deixou a São José envergando o manto sagrado, da cabeça aos pezinhos. Em casa, à espera dos familiares e amigos que vieram lhe dar as boas-vindas, o primeiro troca-troca: sai o "uniforme de mangas compridas", entra o body rubro-negro. Pronto: São Judas Tadeu conta com mais um devoto aqui por baixo. Filho de um judeu e uma espírita, esse sincretismo representa a diversidade da Nação Rubro-negra, da qual passa a fazer parte. A valer a tradição familiar, Bernardo há de comemorar títulos em seu ano de nascimento: o pai, nascido em 1965, veio ao mundo para logo se tornar campeão carioca; o mesmo aconteceu com Paulo Henrique (1996) e Bibi (1999). Já Alice, nascida em 2006, colocou no peito a faixa da Copa do Brasil.
Que Bernardo tenha muita saúde e felicidade! O amor dos que o cercam já está garantido.
Beijos a todos os que rezaram pela recuperação do moleque. Para o alto e avante!

17 comentários:

  1. É isso aí: Para o Alto e avante! (e Avent nos primeiros anos...)

    Beijos

    Mamuta

    ResponderExcluir
  2. bernardo, vc é pé quente que nem o padrinho....e esperou até o jogo mengao !!! seja bem vindo; te amamos ! bjs pedro, pri, karen, joao e pietra

    ResponderExcluir
  3. Queridos Bernardo, Nanda e Paulo,
    As palavras muito bem escritas por seu papai são um resumo fiel do que foi a sua chegada.
    Daqui em diante serão só alegrias, você já é um vitorioso.
    Beijos com amor e carinho, Vô Nando e Vó Cecília.

    ResponderExcluir
  4. Queridos Bernardo, Nanda e Paulo.
    As palavras muito bem escritas por seu papai são um resumo fiel do que foi a sua chegada.
    Daqui em diante serão só alegrias, você já é um vitorioso.
    Beijos com amor e carinho, Vô Nando e Vó Cecília.

    ResponderExcluir
  5. Bernardo é a coisa mais linda, papais babões!! Que bom que todos vocês agora já estão em casa!
    "Esse molequinho" chegou mesmo com com muita vontade de dar o que falar.
    Grande beijo da amiga Carla

    ResponderExcluir
  6. Oi Be!!!

    Seja bem vindo!!! Ontem a tia foi te conhecer e vc é um bonequinho!!!!

    A tia te deseja muita saúde, paz, amor e felicidade!!!

    Muitos beijos,

    Tia Ju

    ps: O Gabriel está te esperando para brincar!!!

    ResponderExcluir
  7. É um menino abençoado, a começar pela linda família que o cerca! Tia Erika está aos prantos (não é para menos com um post desses...)

    Que Deus, seja ele espírita ou judeu, ilumine todos os momentos da sua vida Bê!

    E para o Papai e a Mamãe, toda a felicidade e disposição do mundo! (o papai-monitor vai ter que monitorar 4 quatro agora...)

    Para mamãe Nanda, só digo o seguinte: ele é a sua cara!

    Um beijo grande em todos vcs,

    Tia Erika.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns aos pais pela conquista!!! Bernardo, bem vindo ao convívio social!

    ResponderExcluir
  9. Bezinho,
    Sei que o susto foi grande, mas, no teatro, dizem que as estreias difíceis são as que têm temporada mais brilhante.
    Que a sua temporada neste mundão seja linda, feliz e abençoada.
    Beijos grandes,
    Bia Arman e Anita (que é uma gatinha, hein? Apesar de ser longos 10 meses mais velha que você!)

    ResponderExcluir
  10. Lindo Paulo! Emocionante. Todos torcemos muito e rezamos a cada dia. Desejamos saúde e garra a cada momento, não só para o nosso herói, Bernardo, mas para a corajosa família!
    Muito amor aos, argh!, rubro-negros :o)
    Beijos, Gardênia

    ResponderExcluir
  11. Grande Paulo, pequeno Bernardo, bela história de (início) vida. Bem, o que importa é que estamos todos bem, prontos para tantas alegrias e coisas boas. Xará, o texto é preciso e envolvente, bem ao seu estilo, lembrando os 'velhos tempos'. Desejo tudo de bom para o novo integrante da turma. Um herói desde já. Saúde e sucesso para todos. Parabéns. Abraços. Paulo Gramado.

    ResponderExcluir
  12. Bernando,
    Seja muito bem-vindo a grande festa que é a vida!!!! Tem uma menininha linda e muito levada, xará da sua irmã Alice, que está louca para te conhecer. Tenho certeza que vocês vão fazer muita bagunça juntos e serão grandes amigos. Muita alegria, saúde e amor!
    Beijos,
    Tia Chris Gald

    ResponderExcluir
  13. Fernandinha Paulo e Bernardo é com muita muita alegria que comemoro a chegada desse campeão , pois ele é e será um guerreiro e um vencedor.
    Fernandinha queria te dar um beijo enorme por essa maravilha mas como sabe estou longe mas meu coração está ai e Paulo vc é um grande homem parabens pelas lindas palavras

    mil beijos

    Tia Nora

    ResponderExcluir
  14. É isso aí, Bê! Estou muito feliz com a sua rápida recuperação! Tenho certeza que você chegou para trazer ainda mais alegria e completar essa família tão bacana!
    Beijos,
    tia Carol (Vilela)

    PS: Quero ver mais fotos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Nanda e Paulo
    Acalentaste ontem, nos braços, o filhinho robusto que o lar te trouxe e, com razão, te orgulhas dessa pérola viva. Os dedos lembram flores desabrochando, os olhos trazem fulgurações dos astros, os cabelos recordam estrias de luz e a boca assemelhasse à concha nacarada em que os teus beijos de ternura desfalecem de tanto amor.
    Guarda-o de encontro ao peito, por tesouro celeste, mas estende compassivas mãos aos pequeninos enfermos que chegam a Terra, como lírios contundidos pelo granizo do sofrimento. Para muitos deles o dia claro, vem um pouco mais longe. São aves cegas que não conhecem o próprio ninho, pássaros mutilados esmolando socorro em recantos sombrios da floresta do mundo...
    Às vezes parecem anjos pregados na cruz de um corpo paralítico ou mostram no olhar a profunda tristeza da mente anuviada de densas trevas. Deus que é Bondade Perfeita, no-los confia hoje, para que a vida, amanhã, se levante mais bela e que sejas tu o caminho certo deste espírito na Terra.
    Diante pois, de teu filho aquinhoado de reconforto e carinho, pensa nos necessitados. São nosso outros filhos do coração, que volvem das existências passadas, mendigando entendimento e amor, a fim de que se desfaçam os débitos contraídos consigo mesmos. Entretanto, não lhes aguardes rogativas de compaixão, de vez que, por hora, sabem tão somente padecer e chorar. Enternece-te e auxilia-o, quanto possas!...
    E,cada vez que lhes oferte a hora da assistência ou a migalha de serviço, o leito agasalhante ou a lata de leite, a peça de roupa ou a carícia do banho, perceberás que o júbilo do Bem Eterno te envolve a alma no perfume da gratidão e na melodia da benção.
    DEUS NOS FEZ PERFEITOS E NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS. CAPACITA OS ESCOLHIDOS.
    Que Deus abençoe esta Família!
    Paz! Saúde! Amor!
    Dos irmãos desta jornada!
    Joca, Márcia, Rafael e família, Filipe e família

    ResponderExcluir
  16. Vcs estao de parabens. Que post lindo me enchi de lagrimas. Bernardo sua mae e eu fazemos filhos sempre na mesma epoca, agora so falta essa tia voltar pro brasil que vc ganha um amigo instantaneo e a Alicinha idem.
    Bem vindo ao mundo,
    beijos,
    Tia Nana, Sabrina, Benjamin e Sebastian

    ResponderExcluir